
Compreensão das potencialidades das atividades lúdicas e jogos pedagógicos para a consolidação de conteúdos matemáticos no processo ensino e aprendizagem; Os jogos como práticas culturais presentes no cotidiano das sociedades em diferentes partes do mundo e em diferentes épocas da vida das pessoas; A diversidade de papeis que o jogo ocupa na expressão cultural dos povos; Propriedades dos jogos para o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático; Recorte psicológico da ludicidade e seu papel na construção da personalidade e a intervenção nos modos de aprendizagem humanos; A contribuição da ludicidade para a construção de regras sociais; Os jogos como estratégias didáticas; Contribuições e desafios da ludicidade na dinâmica da sala de aula e dos conteúdos matemáticos; Os benefícios, desafios e entraves da utilização destas ferramentas didáticas no contexto da sala de aula.
Reconhecer nas atividades lúdicas e nos jogos pedagógicos, as potencialidades para a consolidação de conteúdos matemáticos no processo ensino e aprendizagem.
Explorar a concepção de ludicidade, jogos pedagógicos, jogos digitais e atividades lúdicas como recursos didáticos.
Promover leituras que fomentem as discussões sobre os benefícios e desafios da utilização destas ferramentas didáticas no contexto da sala de aula em Matemática.
Planejar aulas com jogos digitais e execução em turmas da Educação Básica.
Elaborar atividades lúdicas para consolidação de conteúdos matemáticos na Educação Básica.
- Professor: Angelica Lacerda Cruz de Almeida