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A educação inclusiva como um constructo sociopolítico, ético e educacional, que possibilita ao docente uma atuação nos lugares e entrelugares da educação escolarizada com uma postura ética, crítica, investigativa e reflexiva em instituições escolares com vistas à emancipação e autonomia dos sujeitos participantes desta. Para atingir essa compreensão é necessário que se construa a concepção de educação inclusiva, bem como se estabeleçam os marcos e paralelos entre Educação inclusiva e Educação especial, discernindo a inclusão de grupos minoritários na educação, em consonância com a Educação das Relações Étnico-Raciais e o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena. As orientações legais e seus efeitos na reorganização do sistema educacional brasileiro, na atualidade, bem como Programas e ações governamentais na Educação Básica voltados para a inclusão e a educação como direito de cidadania devem ser estudados em busca de compreender a Educação inclusiva como política pública. Os pressupostos teóricos e metodológicos da Escola Inclusiva e a análise histórica da Educação Especial e das tendências atuais, no âmbito nacional e internacional, as questões políticas, ideológicas e éticas da Educação Inclusiva, inclusive na garantia de acesso aos patrimônios culturais e ambientais. A proteção do ambiente e o desenvolvimento sustentável como valores culturais universais a serem cultivados pela educação na perspectiva inclusiva. O processo educacional das minorias: pessoas com deficiência, negros, indígenas, ciganos, mulheres, homossexuais e a Educação de Jovens e Adultos (EJA), na perspectiva da Educação Inclusiva, especificando o currículo, a didática e o processo de avaliação. Perspectivas para a construção de uma Sociedade Inclusiva: Estado, família, escola e sociedade, os eixos norteadores da ação inclusiva educacional.
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