Ir para o conteúdo principal
Fale conosco : (31) 2102-9370 E-mail : ead.sabara@ifmg.edu.br
Você acessou como visitante
Acessar
Página inicial
AVA - IFMG Sabará
  • Página inicial
  • Mais
  1. 11497
  2. ETAPA 1 – Receitas e Produção (5 pontos)

ETAPA 1 – Receitas e Produção (5 pontos)

Condições de conclusão
Aberto: segunda-feira, 17 nov. 2025, 00:00
Vencimento: segunda-feira, 24 nov. 2025, 23:59

Nesta etapa, você irá iniciar o orçamento definindo o que a empresa vende e quanto pretende produzir. Tudo será fictício, porém deve manter lógica e coerência econômica.

Toda a empresa será construída a partir de duas decisões centrais: os dois produtos e a quantidade que será vendida no mercado interno e no mercado externo.

A seguir estão as instruções detalhadas sobre como preencher cada parte da planilha.


1. Definição dos produtos (obrigatório)

A empresa deverá trabalhar com dois produtos diferentes.
Ambos utilizarão as mesmas três matérias-primas, porém em quantidades diferentes.
Exemplo ilustrativo (você NÃO deve copiar):
– Produto A usa mais MP1 e menos MP3;
– Produto B usa menos MP1 e mais MP2, etc.

Você definirá nomes, características e lógica de produção conforme desejar.


2. Aba 1 – Orçamento de Vendas

Nesta aba você irá preencher:

a) Nome dos dois produtos

Digite os nomes dos produtos nos campos próprios.

b) Preço de venda no mercado interno

– Defina um preço de venda para cada produto.
– Use valores coerentes com o tipo de empresa que você está imaginando.

c) Preço de venda no mercado externo

– O valor pode ser igual ou diferente do preço interno.
– Considere que exportações normalmente têm custos extras, mas também podem ter preços melhores.

d) Quantidade vendida no mercado interno (por mês)

– Preencha a expectativa de vendas mensais.
– Se quiser, pode criar sazonalidades: vender mais em alguns meses e menos em outros.

e) Quantidade vendida no mercado externo (por mês)

– Faça a mesma projeção para o mercado externo.
– Aqui também você pode variar quantidade por mês.

f) Total de vendas

A planilha somará automaticamente as quantidades e valores.
Seu papel é verificar se os números fazem sentido para uma empresa do porte que você imaginou.


O que pensar ao construir o orçamento de vendas

  • Empresas pequenas não vendem 20 mil unidades por mês.

  • Empresas maiores têm custos e estruturas diferentes.

  • Um produto pode vender muito internamente e pouco externamente — ou o contrário.

  • Tudo deve ter lógica econômica e coerência interna.


3. Aba 2 – Orçamento de Produção

Após definir as vendas, você passará a planejar a produção.

Nesta aba você preencherá:

a) Produção necessária de cada produto

A produção deve atender às vendas e considerar:
– Estoque inicial (o que já existe no estoque, se houver)
– Estoque final desejado (o que você quer deixar para o próximo mês)

A regra geral é:

Produção = Vendas previstas + Estoque final desejado – Estoque inicial

b) Estoques iniciais e finais

  • Preencha esses campos conforme sua estratégia.

  • Manter estoque final maior aumenta segurança, mas aumenta custo.

  • Estoque inicial pode ser zero, se desejar.

c) Revisão lógica

Volte à aba de vendas e confira se a quantidade produzida está adequada.
Se há produção menor que as vendas, ajuste.


4. O que deve ser entregue nesta etapa

🔹 A planilha com as abas 1 e 2 totalmente preenchidas.
🔹 Um texto de 5 a 7 linhas, explicando:
– quais produtos sua empresa escolheu;
– como estimou preços e quantidades;
– quem compra no mercado interno e quem compra no externo;
– por que definiu esses estoques;
– se as vendas e a produção estão coerentes.


Resumo do que VOCÊ PRECISA DIGITAR

Na Aba 1 – Orçamento de Vendas

  • Nome dos dois produtos

  • Preço interno de cada produto

  • Preço externo de cada produto

  • Quantidade interna vendida por mês

  • Quantidade externa vendida por mês

Na Aba 2 – Orçamento de Produção

  • Estoque inicial de cada produto

  • Estoque final desejado

  • Quantidade a produzir (caso a planilha já calcule, revise; caso não, preencha)

  • Planilha de orçamento empresarial.xlsx Planilha de orçamento empresarial.xlsx
    17 novembro 2025, 12:06 PM

O IFMG e a Prefeitura de Sabará assinaram, no dia 22 de dezembro de 2010, o Convênio 028/2010 para a construção de um Núcleo Avançado do IFMG no município, objetivando a oferta de cursos técnicos e tecnológicos à população de Sabará e região. 

No ano de 2012 o Núcleo Avançado foi elevado a status de Campus do Instituto Federal de Minas Gerais, passando a ser subsidiado pelo Governo Federal. O IFMG Campus Sabará atua com três eixos tecnológicos: Gestão e Negócios, Informação e Comunicação, e, Controle e Processos Industriais.

Informações

  • Unidades do IFMG
  • Ensino
  • Extensão
  • Pesquisa e Pós-graduação

Contate-nos

Rodovia MGT 262, KM 10, S/N - Bairro: Sobradinho - CEP: 34.590-390

Telefone : (31) 2102-9370

E-mail : ead.sabara@ifmg.edu.br

Siga-nos

Copyright © 2025 - Desenvolvido por LMSACE.com. Distribuído por Moodle - Customizado pelo NEAD

Você acessou como visitante (Acessar)
Resumo de retenção de dados
Baixar o aplicativo móvel.
Fornecido por Moodle