O curso de inglês da 3ª série organiza-se em torno do trabalho com gêneros textuais ligados ao reconhecimento e expressão de identidades em sua relação com o mundo nas mais variadas práticas sociais: resenha crítica (“critical review”) na 2ª etapa; e charges (satirical cartoon) na 3ª etapa. O enfoque pedagógico nos gêneros tem como objetivo principal desenvolver no estudante habilidades diversificadas para empregar a língua com autonomia em situações reais e contextos sociais distintos. Além do trabalho ao redor dos dois gêneros citados, o curso pretende também desenvolver habilidades comunicativas básicas em língua inglesa (leitura, compreensão auditiva, fala e escrita), além da aquisição de vocabulário e estruturas gramaticais pertinentes aos gêneros textuais estudados.  Por fim, o curso pretende promover práticas interculturais com o objetivo de oferecer acesso a outras perspectivas, visões de mundo e possibilidades de existência, com o objetivo de analisar nossos próprios posicionamentos e atitudes, e problematizar as desigualdades e as injustiças sociais que permeiam nossa sociedade. Tipos textuais:  descritivo, expositivo, narrativo e argumentativo.