Cursos disponíveis

Bioquímica Molecular. Estudo das moléculas e Citologia que são a base da organização da vida.

Estudo relacionado a genética, diferenciação celular e biotecnologia. 

Disciplina de Física para as turmas do 1° ano dos cursos técnicos integrado ao ensino médio do IFMG - campus Ribeirão das Neves.

Disciplina de Física para as turmas do 2° ano dos cursos técnicos integrado ao ensino médio do IFMG - campus Ribeirão das Neves.

Disciplina de Física para as turmas do 3° ano dos cursos técnicos integrado ao ensino médio do IFMG - campus Ribeirão das Neves.

Conceito de Filosofia.

Origem da Filosofia.

Atitude Filosófica.

Textos e questões básicas da Filosofia Grega Antiga dos pré-socráticos a Aristóteles. 

Filosofia: O conhecimento como problema filosófico. Lógica clássica. Realidade e aparência. Fé e razão. Racionalismo, empirismo e idealismo. Epistemologias contemporâneas. Conhecimento científico. Ciências naturais e ciências humanas. 

Sociologia: Poder e sociedade. Democracia. Movimentos sociais. Espaço urbano. Sexo e gênero. Responsabilidade ambiental.

Filosofia: Moral e ética. Ética aplicada. Liberdade individual e determinismo social. Egoísmo e altruísmo. Teorias éticas. Teorias de Estado. Estado democrático de direito. Totalitarismo e autoritarismo. Filosofia liberal. Socialismo. Liberalismo e comunitarismo. Jusnaturalismo e positivismo jurídico.

Sociologia: Relações de trabalho. Mercado de trabalho. Meios de produção. Desigualdades sociais. Ciclos econômicos. Globalização e integração regional.

EMENTA: Análise crítica de experiências sociais relativas à formação do mundo colonial na América (séculos XV – XVIII), da crise do Antigo Sistema Colonial e da ascensão da ordem burguesa (séculos XVIII e XIX), em perspectiva que relaciona passado e presente. Presença e diversidade indígena na América antes/no momento da ocupação europeia: cosmovisões, resistências e permanências coloniais na atualidade. Formação do mundo colonial na América Portuguesa, Espanhola e Inglesa (sociedade, economia, política e questões culturais). O problema da alteridade. Escravização e exploração do trabalho indígena e negro. Resistências, contribuições e modos de vida de povos indígenas e negros. Crise do sistema colonial e processos de emancipação política na América Inglesa, Espanhola e Portuguesa, com ênfase na análise das estruturas sociais decorrentes. Brasil Império (Primeiro Reinado, Regências, Segundo Reinado). Expansão capitalista e industrialização no Brasil do século XIX. Cafeicultura. Política. Abolição, abolicionismo e Republicanismo. Imigração europeia. Proclamação da República.

Análise crítica de experiências sociais relativas à constituição do mundo contemporâneo (séculos XX e XXI), em perspectiva que relaciona passado e presente. Imperialismo e presença colonial no continente africano e asiático: resistências, conflitos e movimentos emancipatórios. I Guerra Mundial e Revolução Russa. Primeira República e a questão da cidadania no Brasil. Entre guerras e a ascensão de movimentos e Estados totalitários. Era Vargas. II Guerra Mundial e Guerra Fria. A República de 1946-1964. O golpe e a ditadura civil-militar (1964-1988). Ditaduras latino-americanas. Movimentos sociais no século XX: contracultura, movimentos antirracistas, feministas e indígenas. Redemocratização e a Nova República. Fim da Nova República brasileira?


Movimentos artísticos da idade antiga ao início do século XVIII. As linguagens artísticas: a dança, o teatro, as artes plásticas (pintura, escultura, desenho, gravura, artes gráficas e decorativas) e a música. A relação arte-cultura nestas diferentes épocas e o papel das Artes na história da humanidade.

Arte Contemporânea e suas linguagens artísticas: a dança, o teatro, a música, as artes visuais (pintura, escultura, instalação, performance, web art, arte digital, moda, artes decorativas e artes gráficas). A era moderna e pós-moderna nas Artes. Produções individuais e coletivas nas linguagens artísticas estudadas. Acesso e estímulos aos espaços culturais.

A cultura corporal, expressa na linguagem das práticas corporais presentes em nossa sociedade como a linguagem: da capoeira; das danças; dos esportes; das ginásticas esportivas; das ginásticas como atividades e exercícios físicos; dos jogos e brincadeiras; das lutas. Enfatizando a contextualização histórica; construção de normas e regras; aspectos técnicos das práticas corporais, destacando-se as possibilidades de desenvolvimento de valores, respeito às diferenças e igualdades.

A cultura corporal, expressa na linguagem das práticas corporais presentes em nossa sociedade como a linguagem: da capoeira; das danças; dos esportes; das ginásticas esportivas; das ginásticas como atividades e exercícios físicos; dos jogos e brincadeiras; das lutas. Enfatizando os aspectos táticos; possibilidades de transformação, valorização das práticas corporais como promotora de saúde e qualidade de vida.

A cultura corporal, expressa na linguagem das práticas corporais presentes na sociedade como a linguagem: da capoeira; das danças; dos esportes; das ginásticas esportivas; das ginásticas como atividades e exercícios físicos; dos jogos e brincadeiras; das lutas. Enfatizando a autonomia para vivência plena e consciente das práticas corporais; as legislações e políticas públicas voltadas para práticas corporais; as possibilidades de avaliação dos conhecimentos de Educação Física na proposta do ENEM.

Trabalho em tempos de globalização e reestruturação produtiva – sociedade
capitalista contemporânea e ascensão do neoliberalismo. Trabalho – divisão social do trabalho e desigualdades sociais. Trabalho, trabalhadores e inovação tecnológica. Trabalho e adoecimento físico e emocional. Novas tecnologias e novas relações de trabalho. Ciência, tecnologia e trabalho – aspectos éticos. Sindicalismo e organização de trabalhadores na contemporaneidade.

A disciplina visa oferecer bases conceituais para a compreensão de processos de exclusão social e sua reprodução nos meios organizacionais, analisando prioritariamente práticas inclusivas relacionadas aos debates raciais, de gênero e sobre pessoas com deficiência. Discute o gerenciamento e as implicações das práticas inclusivas, tendo em conta resultados, cultura organizacional e processos de liderança. Aborda teorias que fundamentam estudos sobre diversidade e inclusão nas organizações, com ênfase nos arcabouços conceituais da psicologia social e da sociologia.


Essa disciplina é de fundamental importância para formação profissional, social e humanística do estudante. Serão abordados aspectos relativos a conteúdos técnicos referentes aos aspectos da preservação ambiental e desenvolvimento sustentável, bem como aspectos relacionados ao papel individual que temos enquanto seres humanos no que diz respeito a preservação do meio ambiente. 



Objetivo - Incentivar a reflexão e o desenvolvimento do espírito empreendedor, com ênfase no estudo das características comportamentais (habilidades e atitudes) relevantes dos empreendedores, bem como práticas inovadoras.

Desenvolvimento de Projetos Interdisciplinares e Estudo de Metodologias de Pesquisa.

O conceito de marketing. O ambiente de marketing. Organização para o marketing. Análise de mercado: oportunidades e ameaças, consumidor, segmentação, concorrência e fornecedores. Estratégias de marketing: produto/serviço, preço, distribuição e comunicação. Marketing de Serviços.

O comércio: história e evolução; atacado e varejo; classificação e formatos varejistas; o consumidor; ciclo de serviços; atmosfera de compras; produto, preço; praça e promoção; equipe de vendas; venda de produtos e serviços (técnicas de vendas); documentos comerciais (nota fiscal, fatura, ordem de serviço, duplicata, pedido de compra); pesquisa de mercado e segmentação; planejamento, organização, direção e controle da área comercial; oportunidades de negócios no comércio.

Ementa: Objetivo do estudo da Administração; História da Administração e evolução das escolas de Administração; Conceitos básicos e contemporâneos de Administração; Os pilares da Administração: planejamento, organização, direção e controle; O papel do administrador; Funções administrativas.

A atividade empreendedora. Evolução histórica do empreendedorismo. Definições e características dos empreendedores. A visão. A teoria visionária dos empreendedores. Inovação.

Curso de Fundamentos de Matemática Financeira e Estatística destinado aos alunos dos Cursos Técnicos Integrados em Administração 2° Ano.

O objetivo da disciplina é trazer as noções gerais e principiológicas do Direito. Assim, criar espaço para a problematização e utilização das ferramentas e questionamentos jurídicos na atuação de um administrador, com enfoque em perspectivas de sociabilidade e promoção dos Direitos Humanos.

A atividade empreendedora. Evolução histórica do empreendedorismo.
Definições e características dos empreendedores. A visão. A teoria visionária dos empreendedores. Inovação.Estudos de Casos 

Noções básicas de sistemas computacionais. Noções básicas de edição de texto. Noções básicas de planilhas eletrônicas. Noções básicas de software de apresentação. Uso da Internet como fonte de informação. Manuseio de correio eletrônico.

Ementa: Gestão de estoques, gestão da demanda, gestão da capacidade produtiva, gestão da produção, JIT e operações enxutas. Materiais: Rotinas de Almoxarifado e Compras.

Ementa: Objetivos, conceituação, significado. Aplicação no processo de gestão financeira empresarial. Entendimento do Sistema de Competência e de Caixa. Estudos dos Pontos de Equilíbrio Operacional/Financeiro/Econômico. Estudo de Alavancagem Operacional, Financeira e Combinada. Capital de Giro, Custos de Capital, Valor Econômico Adicionado. Decisão VPL/TIR com uso do Ponto de Fischer. Estudo da Análise Marginal. Estudo do Ciclo Operacional e suas variáveis. Cálculo da NGC(Necessidade de Capital de Giro) e do CCL(Capital Circulante Líquido) com reclassificação das contas do Balanço.

Esse curso foi criado como uma forma de atender os estudantes da disciplina Economia e Mercado do 1° ano do curso técnico em administração durante a necessidade do Ensino Remoto Emergencial devido a pandemia da COVID-19.

Disciplina que coloca os conceitos aprendidos no curso em prática, diante da Empresa Simulada.

Oferecer ao aluno o embasamento teórico e prático sobre a gestão de pessoas nas organizações

A disciplina visa apresentar, analisar e discutir os fundamentos conceituais do marketing no contexto das organizações. Formar uma linguagem comum em torno dos conceitos e funções do marketing. Analisar, criticamente, condicionantes, estruturas, estratégias e resultados de Marketing

Ementa: Patrimônio. Estática Patrimonial. Princípios Contábeis. Estoques. Demonstrações contábeis e financeiras.

Evolução da Função Manutenção. Organização da Manutenção: Planejamento, Controle e Melhoria. Tipos de manutenção: preventiva, corretiva, sistemática e preditiva. Manutenção de equipamentos elétricos: máquinas rotativas, contatores, disjuntores e equipamentos auxiliares. Elaboração de um plano de manutenção.

Introdução e histórico. Arquiteturas computacionais. Arquitetura básica de
microcontroladores. Registradores de funções especiais. Instruções de programação.
Interfaceamento e periféricos. Conversores Analógico/Digital – Digital/Analógico.
Temporizadores e contadores. Interrupções. Dispositivos de Memórias. Programação de memórias digitais. Ambiente de programação. Programação do microcontrolador em aplicações práticas.

Sistema internacional de unidades, teoria do erro, introdução a instrumentação, instrumentos elétricos de medição, sensores.

Fenômenos elétricos. Introdução aos semicondutores. Circuitos com diodo. Introdução ao Transistor Bipolar de Junção. Polarização CC do TBJ.