O curso de inglês da 2ª série organiza-se em torno do trabalho com gêneros textuais ligados ao reconhecimento e expressão de identidades em sua relação com o mundo nas mais variadas práticas sociais: comentário crítico (“critical commentary”) 2ª etapa e reccount (“relato de experiência”) na 3ª etapa; O enfoque pedagógico nos gêneros tem como objetivo principal desenvolver no estudante habilidades diversificadas para empregar a língua com autonomia em situações reais e contextos sociais distintos. Além do trabalho ao redor dos dois gêneros citados, o curso pretende também desenvolver habilidades comunicativas básicas em língua inglesa (leitura, compreensão auditiva, fala e escrita), além da aquisição de vocabulário e estruturas gramaticais pertinentes aos gêneros textuais estudados. Por fim, o curso pretende promover práticas interculturais com o objetivo de oferecer acesso a outras perspectivas, visões de mundo e possibilidades de existência, com o objetivo de analisar nossos próprios posicionamentos e atitudes, e problematizar as desigualdades e as injustiças sociais que permeiam nossa sociedade. Tipos textuais: exposição, descrição, narração