Trabalho em tempos de globalização e reestruturação produtiva – sociedade
capitalista contemporânea e ascensão do neoliberalismo. Trabalho – divisão social do trabalho e desigualdades sociais. Trabalho, trabalhadores e inovação tecnológica. Trabalho e adoecimento físico e emocional. Novas tecnologias e novas relações de trabalho. Ciência, tecnologia e trabalho – aspectos éticos. Sindicalismo e organização de trabalhadores na contemporaneidade.

A disciplina visa oferecer bases conceituais para a compreensão de processos de exclusão social e sua reprodução nos meios organizacionais, analisando prioritariamente práticas inclusivas relacionadas aos debates raciais, de gênero e sobre pessoas com deficiência. Discute o gerenciamento e as implicações das práticas inclusivas, tendo em conta resultados, cultura organizacional e processos de liderança. Aborda teorias que fundamentam estudos sobre diversidade e inclusão nas organizações, com ênfase nos arcabouços conceituais da psicologia social e da sociologia.


Essa disciplina é de fundamental importância para formação profissional, social e humanística do estudante. Serão abordados aspectos relativos a conteúdos técnicos referentes aos aspectos da preservação ambiental e desenvolvimento sustentável, bem como aspectos relacionados ao papel individual que temos enquanto seres humanos no que diz respeito a preservação do meio ambiente. 



Objetivo - Incentivar a reflexão e o desenvolvimento do espírito empreendedor, com ênfase no estudo das características comportamentais (habilidades e atitudes) relevantes dos empreendedores, bem como práticas inovadoras.

Desenvolvimento de Projetos Interdisciplinares e Estudo de Metodologias de Pesquisa.