Movimentos artísticos da idade antiga ao início do século XVIII. As linguagens artísticas: a dança, o teatro, as artes plásticas (pintura, escultura, desenho, gravura, artes gráficas e decorativas) e a música. A relação arte-cultura nestas diferentes épocas e o papel das Artes na história da humanidade.

Arte Contemporânea e suas linguagens artísticas: a dança, o teatro, a música, as artes visuais (pintura, escultura, instalação, performance, web art, arte digital, moda, artes decorativas e artes gráficas). A era moderna e pós-moderna nas Artes. Produções individuais e coletivas nas linguagens artísticas estudadas. Acesso e estímulos aos espaços culturais.

A cultura corporal, expressa na linguagem das práticas corporais presentes em nossa sociedade como a linguagem: da capoeira; das danças; dos esportes; das ginásticas esportivas; das ginásticas como atividades e exercícios físicos; dos jogos e brincadeiras; das lutas. Enfatizando a contextualização histórica; construção de normas e regras; aspectos técnicos das práticas corporais, destacando-se as possibilidades de desenvolvimento de valores, respeito às diferenças e igualdades.

A cultura corporal, expressa na linguagem das práticas corporais presentes em nossa sociedade como a linguagem: da capoeira; das danças; dos esportes; das ginásticas esportivas; das ginásticas como atividades e exercícios físicos; dos jogos e brincadeiras; das lutas. Enfatizando os aspectos táticos; possibilidades de transformação, valorização das práticas corporais como promotora de saúde e qualidade de vida.

A cultura corporal, expressa na linguagem das práticas corporais presentes na sociedade como a linguagem: da capoeira; das danças; dos esportes; das ginásticas esportivas; das ginásticas como atividades e exercícios físicos; dos jogos e brincadeiras; das lutas. Enfatizando a autonomia para vivência plena e consciente das práticas corporais; as legislações e políticas públicas voltadas para práticas corporais; as possibilidades de avaliação dos conhecimentos de Educação Física na proposta do ENEM.