Este curso foi criado como uma forma de disponibilizar atividades de ensino e aprendizagem da disciplina Química III para os estudantes do cursos técnicos integrado ao ensino médio do IFMG - campus Ribeirão das Neves, durante o período de restrição de atividades presenciais em função da pandemia da COVID-19.

Ementa: A disciplina visa oferecer bases conceituais para a compreensão de processos de exclusão social e sua reprodução nos meios organizacionais, analisando prioritariamente práticas inclusivas relacionadas aos debates raciais, de gênero e sobre pessoas com deficiência. Discute o gerenciamento e as implicações das práticas inclusivas, tendo em conta resultados, cultura organizacional e processos de liderança. Aborda teorias que fundamentam estudos sobre diversidade e inclusão nas organizações, com ênfase nos arcabouços conceituais da psicologia social e da sociologia. 

Objetivos:

Geral

A disciplina objetiva introduzir discussões a respeito do campo da diversidade nas organizações, com ênfase nas práticas inclusivas relativas à questão racial, de gênero e sobre pessoas com deficiências; analisar criticamente o conceito de gestão inclusiva da diversidade e discutir e fomentar estratégias de gestão inclusiva da diversidade em organizações.

Específicos:

Analisar as reproduções de práticas de preconceitos, discriminação e exclusão sociais no âmbito organizacional – racismo e sexismo. Discutir os impactos da diversidade cultural em organizações. Discutir conceitos como interseccionalidade, consubstancialidade das relações sociais, identidades grupais e privilégios. Construir uma proposta de prática inclusiva da diversidade em uma organização (pública, privada ou terceiro setor).

Bibliografia:

Básica:

CARVALHO-FREITAS, Maria Nivalda. A inserção de pessoas com deficiência em empresas brasileiras: um estudo sobre concepção de deficiência, condições de trabalho e qualidade de vida no trabalho. 2007. Tese (Doutorado em Administração). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007. 

HIRATA, Helena. Raça, classe e gênero.Interseccionalidade e consubstancialidade das relações sociais.Tempo Social – Revista de Sociologia da USP, São Paulo, v. 26, n. 1, p. 61-73, 2014.

HIRATA, Helena. Globalização e Divisão Sexual do Trabalho. Cadernos Pagu, Campinas, n. 17-18, p. 139-156, 2001.

PIZA, Edith, ROSEMBERG, Fúlvia, NOGUEIRA, Isildinha Baptista, BARAÙNA, Lia Maria Perez Botelho, SANTOS, Rosa Maria Rodrigues. Psicologia Social do Racismo: Estudos sobre branquitude e branqueamento no Brasil. 4 ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

 

Complementar:

 

BNDES. Comoas empresas podem e devem valorizar a diversidade. Disponível em: http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/export/sites/default/bndes_pt/Institucional/BNDES_Transparente/Pro-equidade_de_genero/diversidade.pdf

CUSTÓDIO, Adriana Cristina de Castro. A inserção do surdo no mercado de trabalho frente às políticas de inclusão.Anais do Seminário do CEPAE­ – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia. Disponível em:http://www.cepae.faced.ufu.br/sites/cepae.faced.ufu.br/VSeminario/trabalhos/295_1_2.pdf

GARCIA, Agnaldo, SOUZA, EloisioMoulin.Sexualidade e trabalho: um estudo sobre a discriminação de homossexuais masculinos no setor bancário. Revista de Administração Pública da Universidade de São Paulo, v. 44, n. 6, p. 1353-1377, 2010.

IRIGARAY, Hélio Artur Reis, FREITAS, Maria Ester. Sexualidade e organizações: estudos sobre lésbicas no ambiente de trabalho. Organizações e Sociedade, Salvador, n. 59, p. 625-641, 2011.

SANTOS, Elisabete, SCOPINHO. Fora do jogo?Jovens negros no mercado de trabalho. Arquivos brasileiros de psicologia, 63, 2011. 

Localização espacial (sistema de orientação), linguagem cartográfica, bases teóricas da Geografia, sistema e subsistemas terrestres, tempo histórico, dinâmica climática, biomas, hidrografia, meio ambiente e sustentabilidade, geografia da população.

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