Conceito de Filosofia.

Origem da Filosofia.

Atitude Filosófica.

Textos e questões básicas da Filosofia Grega Antiga dos pré-socráticos a Aristóteles. 

Filosofia: O conhecimento como problema filosófico. Lógica clássica. Realidade e aparência. Fé e razão. Racionalismo, empirismo e idealismo. Epistemologias contemporâneas. Conhecimento científico. Ciências naturais e ciências humanas. 

Sociologia: Poder e sociedade. Democracia. Movimentos sociais. Espaço urbano. Sexo e gênero. Responsabilidade ambiental.

Filosofia: Moral e ética. Ética aplicada. Liberdade individual e determinismo social. Egoísmo e altruísmo. Teorias éticas. Teorias de Estado. Estado democrático de direito. Totalitarismo e autoritarismo. Filosofia liberal. Socialismo. Liberalismo e comunitarismo. Jusnaturalismo e positivismo jurídico.

Sociologia: Relações de trabalho. Mercado de trabalho. Meios de produção. Desigualdades sociais. Ciclos econômicos. Globalização e integração regional.

EMENTA: Análise crítica de experiências sociais relativas à formação do mundo colonial na América (séculos XV – XVIII), da crise do Antigo Sistema Colonial e da ascensão da ordem burguesa (séculos XVIII e XIX), em perspectiva que relaciona passado e presente. Presença e diversidade indígena na América antes/no momento da ocupação europeia: cosmovisões, resistências e permanências coloniais na atualidade. Formação do mundo colonial na América Portuguesa, Espanhola e Inglesa (sociedade, economia, política e questões culturais). O problema da alteridade. Escravização e exploração do trabalho indígena e negro. Resistências, contribuições e modos de vida de povos indígenas e negros. Crise do sistema colonial e processos de emancipação política na América Inglesa, Espanhola e Portuguesa, com ênfase na análise das estruturas sociais decorrentes. Brasil Império (Primeiro Reinado, Regências, Segundo Reinado). Expansão capitalista e industrialização no Brasil do século XIX. Cafeicultura. Política. Abolição, abolicionismo e Republicanismo. Imigração europeia. Proclamação da República.

Análise crítica de experiências sociais relativas à constituição do mundo contemporâneo (séculos XX e XXI), em perspectiva que relaciona passado e presente. Imperialismo e presença colonial no continente africano e asiático: resistências, conflitos e movimentos emancipatórios. I Guerra Mundial e Revolução Russa. Primeira República e a questão da cidadania no Brasil. Entre guerras e a ascensão de movimentos e Estados totalitários. Era Vargas. II Guerra Mundial e Guerra Fria. A República de 1946-1964. O golpe e a ditadura civil-militar (1964-1988). Ditaduras latino-americanas. Movimentos sociais no século XX: contracultura, movimentos antirracistas, feministas e indígenas. Redemocratização e a Nova República. Fim da Nova República brasileira?