- Professor: Glaucia do Carmo Xavier
- Professor: Glaucia Maria dos Reis Silva
1. Sociologia e Educação: Conceitos e Teorias dos autores clássicos da Sociologia para pensarmos o processo de escolarização.
1.1.Positivismo e Educação.
1.2.A Socialização e o papel da Escola de acordo com a concepção de Émile Durkheim.
Sistema Educativo e Socialização. Eucação e Fato Social. A Consciência Coletiva nas
organizações Sociais Mecânicas e Orgânicas. Escola e Regulação Social. 1.3.Contribuições do Materialismo Histórico para a Educação. Pensar a Educação a partir dos conceitos marxistas: Dialética, Práxis, Ideologia, Alienação, Forças Produtivas e Meios de Produção, Relações de Produção, Infraestrutura e Superestrutura, Classe Social e Estrutura Social. A Educação de acordo com as novas vertentes do marxismo:
Lênin, Lukács e Gramsci.
1.4.A sociologia Weberiana e a educação. A institucionalização racionalizada e
burocrática da Educação: Pedagogia Racional-burocrática. A Educação carismática e a Educação Especializada. O desencantamento do mundo e a ética na ação pedagógica. 2. Pensar a Educação a partir dos novos modelos de explicação Sociológica: Processo de
Civilização, Reprodução Cultural, Produção Simbólica.
2.1. Sociologia Figuracional de Norbert Elias. A teoria dos Processos de civilização. 2.2.Reprodução Cultural e Social e processo de escolarização (Pierre Bourdieu).
Legitimação das desigualdades sociais. Sucesso Escolar. Mecanismos de exclusão escolar. Classificação, desclassificação e reclassificação. Habitus e Campo Social. Violência Simbólica.
2.3.Relação com o Saber (Bernard Charlot). Outro olhar sobre a relação entre reprodução social, cultural e processo de escolarização.
3. Sociedade Disciplinar e Poder Disciplinar na Escola.
3.1.Corpos Dóceis: a arte das distribuições, o controle da atividade, a organização das
Gêneses, a composição das forças. Recursos para o bom adestramento: a vigilância
hierárquica, a sanção normalizadora, o exame. Panoptismo.
3.2.Sociedade Disciplinar e Poder Disciplinar na Escola.
4. Diversidade, alteridade e educação.
4.1. A invenção da raça e o poder discricionário dos estereótipos.
4.1.1.Relações étnico-raciais e educação.
4.1.2.Educação para as relações étnico-radias;
4.1.3.Cotas para universidades e questões étnico-raciais.
4.2.Relações de gênero e a Educação.
4.2.1.Relações sociais, políticas e educacionais na produção e reprodução de estereótipos
de gênero.
1.1.Positivismo e Educação.
1.2.A Socialização e o papel da Escola de acordo com a concepção de Émile Durkheim.
Sistema Educativo e Socialização. Eucação e Fato Social. A Consciência Coletiva nas
organizações Sociais Mecânicas e Orgânicas. Escola e Regulação Social. 1.3.Contribuições do Materialismo Histórico para a Educação. Pensar a Educação a partir dos conceitos marxistas: Dialética, Práxis, Ideologia, Alienação, Forças Produtivas e Meios de Produção, Relações de Produção, Infraestrutura e Superestrutura, Classe Social e Estrutura Social. A Educação de acordo com as novas vertentes do marxismo:
Lênin, Lukács e Gramsci.
1.4.A sociologia Weberiana e a educação. A institucionalização racionalizada e
burocrática da Educação: Pedagogia Racional-burocrática. A Educação carismática e a Educação Especializada. O desencantamento do mundo e a ética na ação pedagógica. 2. Pensar a Educação a partir dos novos modelos de explicação Sociológica: Processo de
Civilização, Reprodução Cultural, Produção Simbólica.
2.1. Sociologia Figuracional de Norbert Elias. A teoria dos Processos de civilização. 2.2.Reprodução Cultural e Social e processo de escolarização (Pierre Bourdieu).
Legitimação das desigualdades sociais. Sucesso Escolar. Mecanismos de exclusão escolar. Classificação, desclassificação e reclassificação. Habitus e Campo Social. Violência Simbólica.
2.3.Relação com o Saber (Bernard Charlot). Outro olhar sobre a relação entre reprodução social, cultural e processo de escolarização.
3. Sociedade Disciplinar e Poder Disciplinar na Escola.
3.1.Corpos Dóceis: a arte das distribuições, o controle da atividade, a organização das
Gêneses, a composição das forças. Recursos para o bom adestramento: a vigilância
hierárquica, a sanção normalizadora, o exame. Panoptismo.
3.2.Sociedade Disciplinar e Poder Disciplinar na Escola.
4. Diversidade, alteridade e educação.
4.1. A invenção da raça e o poder discricionário dos estereótipos.
4.1.1.Relações étnico-raciais e educação.
4.1.2.Educação para as relações étnico-radias;
4.1.3.Cotas para universidades e questões étnico-raciais.
4.2.Relações de gênero e a Educação.
4.2.1.Relações sociais, políticas e educacionais na produção e reprodução de estereótipos
de gênero.
- Professor: Celia Aparecida Rocha