A proposta da disciplina é conhecer e entender o ambiente em que a empresa está inserida, como condição fundamental para a sobrevivência nos negócios, considerando as mudanças trazidas pela transformação digital e pelo cenário competitivo em uma economia globalizada.

Portando, temos por objetivo nessa disciplina formar gestores que fomentem a perenidade da organização, por meio de práticas empresariais sustentáveis, amparadas por um criterioso olhar das variáveis econômicas, contábeis e financeiras alinhadas às expectativas dos stakeholders.

Partiremos do desenvolvimento da compreensão dos fatores determinantes da competitividade setorial e internacional das empresas, considerando as especificidades da conjuntura econômica brasileira. Estimularemos análises prospectivas e aplicação de estratégias corporativas, ao pensar estrategicamente os efeitos das políticas econômicas e das mudanças conjunturais sobre o mercado e sobre as empresas. A partir da compreensão e articulação de conceitos econômicos com a prática contábil-financeira nas organizações, o gestor poderá definir estratégias corporativas, que favoreçam a geração de valor.